A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA VIDA DOS(AS) ADVOGADOS(AS) ORATÓRIA E MARKETING DIGITAL

with Nenhum comentário

Ellen Ariadne Mendes Lima

Advogada e Vice-Presidente da 48ª Subseção da OAB 

Os profissionais do Direito possuem um arsenal de ferramentas usadas para a execução de seu trabalho e obviamente destacam-se no mercado de trabalho como bons advogados(as) àqueles que além de dominarem os assuntos referentes à sua área de atuação, possuem uma comunicação eficiente.

Essa comunicação não está somente ligada no lidar com os clientes, eis que boa parte do seu trabalho é aconselhar e negociar. Envolve ainda o saber se portar e se apresentar nas diversas situações do dia a dia da advocacia que é falar em público: – tanto em audiências, sustentações orais, como em atos que envolvam despachar com juízes e promotores de Justiça, dentre outras que demandam a prática discursiva.

Independente da situação em que o profissional se encontra, é preciso saber a melhor maneira para se expressar.

Assim, é preciso destacar três recursos fundamentais para os profissionais do Direito: sua capacidade intelectual, sua oralidade e sua comunicação.

Dominar as leis e saber a melhor maneira de utilizá-las em um processo é crucial para que seu trabalho seja exitoso, mas, além disso, todo o seu conhecimento necessita ser claramente expressado e, normalmente, a maneira de expressá-lo é por meio da fala.

Por outro lado, como advogado autônomo ou mesmo trabalhando em um escritório com outros profissionais, o profissional do Direito é a sua própria marca e a comunicação para a entrega dos seus serviços é também essencial. Afinal, a advocacia é uma profissão de caráter muito pessoal e que depende de um vínculo forte entre o profissional e o cliente. Por isso, muitos dos que nela atuam já estão migrando suas ações de comunicação e investindo em estratégias e ações de Marketing Digital para advogados(as).

 

Hoje em dia, a propaganda “boca a boca” já não é suficiente para manter um fluxo regular de clientes em escritórios. É preciso ir além disso, apresentando seus serviços diretamente a clientes, empresas e canais especializados, o que você conseguirá realizar rapidamente com estratégias de Marketing Digital para advogados, pois mais da metade dos brasileiros está conectada à internet e muitos usam essa ferramenta para tomar decisões e pesquisar serviços.

 

A 48ª Subseção da OAB reforçando seu compromisso com os colegas em propiciar CAPACITAÇÃO aos profissionais da advocacia, tem buscado cursos, palestras, simpósios e seminários a fim de que todos possam aperfeiçoar seus recursos e ferramentas de trabalho, e para tanto, a comunicação está nesse patamar de excelência que buscamos.

Conforme já divulgado, no dia 25/04/2019 aconteceu o mini curso de “Marketing Digital para Advogados” com o facilitador Marcos Pereira, especialista em Marketing e Comunicação Integrada, e ocorrerá nos dias 06, 07, 08 e 09 de maio na sede da Subseção na Rua Alagoas, 60, o curso de extensão em “Oratória e Comunicação Inteligente”, ministrado pelo Prof. Eder Dinan, e convidamos os(as) colegas a participarem, lembrando que as vagas são limitadas.