OAB EM MOVIMENTO

with Nenhum comentário

Márcio Muniz dos Santos

Advogado e Vice-presidente da Comissão de Esportes e Lazer da OAB Divinópolis/MG

email: marciomunizadv@gmail.com

Não raras as vezes nos deparamos com estudos ou pesquisas criadas para aferir como as pessoas vivem (ou sobrevivem) neste mundo globalizado. Com efeito, os resultados demonstram um preocupante perfil geral dos entrevistados, haja vista a deficiência ou ausência de fatores imprescindíveis para se ter uma vida saudável.

Nesta era, é comum perceber a falta de qualidade do sono, ambientes de trabalho sobrecarregados, alimentação com deficiência nutritiva, relações tóxicas, atividades de risco ou mesmo a inatividade física (sedentarismo). Eis que o homem moderno é bombardeado a cada instante com informações instantâneas e superficiais, num cotidiano de metas hercúleas, compromissos julgados inadiáveis e relações descartáveis, deixa sua própria saúde (física e psíquica), em segundo plano.

No tocante à advocacia e nas áreas correlatas no Direito – cujo exercício é apaixonante –, o quadro é ainda mais delicado, pois se trata de uma das áreas profissionais mais sujeitas aos fatores externos de tensão e estresse, que minam o profissional diariamente. Logo, o que se observa neste nicho profissional é o número exponencial de adoecimento, quase que em grupo, cuja pressão prejudica a adoção de costumes saudáveis.

Contudo, nada está perdido! É preciso conscientizar-se para almejar dias mais prazerosos e longevos, afinal, nossa passagem aqui é uma condição e não é prudente desperdiçar uma fração de vida sequer para algo que não vale a pena. É neste contexto que se assenta a 48º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, em Divinópolis, preocupada com a saúde dos colegas que militam na Comarca e região.

Ao longo desta Gestão, a OAB Divinópolis vem organizando e promovendo reuniões, eventos e adotando campanhas, justamente, para chamar a atenção dessa pauta tão importante: nossa saúde! Dentre as várias ações do nosso calendário, cabe destacar os eventos de responsabilidade da Comissão de Esportes e Lazer, promovidos para movimentar a classe, afastar o sedentarismo e adotar uma vida mais ativa.

Em destaque neste mês do advogado, está a 2ª edição dos Jogos da Advocacia de Divinópolis – JAD, que serão realizados neste próximo final de semana, na Sede Campestre do Divinópolis Clube, nos dias 16, 17 e 18/08/2019. O JAD é um momento único de interação entre os(as) advogados, bacharéis e estudantes de direito de nossa Comarca e região. Nos dias de realização dos jogos serão disputadas várias modalidades esportivas, como o futebol soçaite, futsal feminino, vôlei misto, natação, peteca, truco e buraco.

O JAD, independentemente de ser uma competição esportiva, visa introduzir na classe um ambiente de confraternização, no qual os participantes poderão se descontrair, jogar e torcer de forma amistosa. Já no domingo, dia 18, concomitante ao encerramento do JAD, será realizado, no mesmo local, o “1º Churrascão da OAB”, evento que irá coroar o final de semana interativo. Portanto, agite-se, pois, a OAB está em movimento junto com você! Por ora, esqueça o terno e a gravata: os jogos irão começar!

 

Márcio Muniz dos Santos – Advogado e Vice-presidente da Comissão de Esportes e Lazer da OAB Divinópolis/MG – email: marciomunizadv@gmail.com