OUTUBRO ROSA – PREVENÇÃO E AUTOESTIMA

with Nenhum comentário

ELLEN ARIADNE MENDE LIMA – Advogada e vice presidente da 48ª Subseção da OAB/MG

e-mail: ellenariadne@hotmail.com

 

Fonte estatísticas: https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer

 

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990  pela Fundação Susan G. Komen for the Cure (a maior organização de câncer de mama do mundo), e teve longo alcance de seus propósitos quando distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, já em 1991.

O movimento internacional tem o objetivo de conscientizar sobre o controle do câncer de mama, além de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.  Aqui no Brasil, segundo as Estimativas de Incidência de Câncer para o biênio 2018-2019, produzidas pela Divisão de Vigilância e Análise de Situação da Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do INCA/MS para o câncer de mama feminino é de 59.700 novos casos por ano.

Vale dizer que a saúde feminina nesse aspecto preocupa mais, eis que os casos de câncer de mama em sua grande maioria ocorrem em mulheres, e daí a atenção massiva acerca da prevenção e tratamentos voltados às mulheres.

A mulher advogada, e todas as mulheres profissionais ou não do Direito, bem como a população em geral são os alvos da Campanha Outubro Rosa, tão importante para a conscientização, prevenção e ainda para chamar atenção à autoestima às vezes renegada à segundo e/ou último plano, principalmente em virtude da correria do dia a dia, em que a rotina de trabalho, família, filhos(as), estudos e demais atividades fazem com que se esqueçam ou não tenham tempo para o cuidado pessoal.

Mas, como a saúde é essencial e primordial em nossas vidas, a Ordem dos Advogados do Brasil através da OAB Divinópolis e a CAA/MG todos os anos promovem atividades que visam ressaltar e chamar à atenção das mulheres no Outubro Rosa para que se conscientizem desses dados alarmantes, e mais, se previnam, essa é a “ORDEM”.

A conscientização e a prevenção ainda são as armas mais poderosas contra essa doença que mata milhares no Brasil e em todo o mundo. Segundo especialistas médicos: “O exame de ultrassom das mamas, a partir dos 30 anos, a mamografia, a partir dos 35/40 anos, além do autoexame constante, são fundamentais para diminuir a mortalidade por câncer de mama, assim como o sucesso e a redução de efeitos colaterais no tratamento”.

Quando se fala em PREVENÇÃO, vale dizer que prevenção é CUIDADO, cuidado é AMOR traduzido em autoestima para desenvolvermos qualidade de vida e ter a nossa saúde como prioridade.

A autoestima também é muito importante nos tratamentos em caso de um diagnóstico de um câncer de mama, ressaltando que a feminilidade não está presente somente em mamas e cabelos, as mulheres são muito mais que isso.

E assim falando em autoestima, é que a 48ª Subseção da OAB/MG em Divinópolis através da Comissão da Mulher Advogada promove em sua sede na Rua Alagoas n. 60, Centro, no dia 03/10 às 19h a palestra HORMÓNIOS ME OUÇAM- MENOS PAUSA E MAIS VIDA. A palestrante comportamental Leila Rodrigues falará às mulheres acerca do climatério, fase tão importante da vida. Maiores informações pelo telefone 37 3221-5532.

ELLEN ARIADNE MENDE LIMA – Advogada e vice presidente da 48ª Subseção da OAB/MG

e-mail: ellenariadne@hotmail.com

Fonte estatísticas: https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer