A introdução tecnológica na nova metodologia de gestão dos escritórios de advocacia

with Nenhum comentário

Katthlenn Costa Tavares – Advogada. E-mail: katthlennctavares@gmail.com

A introdução tecnológica na nova metodologia de gestão dos escritórios de advocacia.

 

Em um ano de pandemia ocasionada pelo COVID-19, a tecnologia da informação se tornou essencial para a vida do brasileiro e na área da advocacia não foi diferente.

De repente, o mundo ficou instável, acelerado, imprevisível e fora de controle originando a dinâmica do indivíduo conectado em rede e consequentemente a necessidade de criticar e propor novas maneiras de realizações das tarefas, uma vez que o jeito que deu certo no passado não daria certo nesse novo cenário, sendo assim, os escritórios de advocacia viram-se em época de transição.

A inovação e tecnologia se tornaram aliadas dos advogados ao construírem uma nova metodologia de gestão dos escritórios, buscando atualizações e aprendizados constantes. Porém, antes de tudo, foi preciso identificarem o modelo mental jurídico utilizado em seus escritórios, pois, para adaptação e concretização de mudanças do mindset, é fundamental ter consciência do modelo tradicional adotado pelos escritórios durante o início de carreira dos profissionais até o momento.

Assim, buscou-se uma comunicação mais eficaz em como criar objetivos e resultados chaves para maior sucesso dos escritórios; implantação de novas metodologias com clientes e parceiros; estratégias sólidas no intuito de pouparem tempo na conclusão de demandas; gerenciamento de soluções ágeis dentro de um contexto altamente volúvel, ou seja, que muda constantemente de direção onde as metas devem estar sempre conectadas.

Salienta-se que é imprescindível ter em mente que a renovação digital na gestão dos escritórios de advocacia não se trata de tarefas ditadas em uma lista, mas sim, de uma meta baseada em ações concretas que precisam ser executadas constantemente para serem atingidas por resultados classificados em escalas de satisfação.

Por fim, a nova metodologia da gestão dos escritórios, considerando as transformações tecnológicas, veio para agregar ainda mais valor a essa profissão repleta de desafios diários e balizadora dos direitos sociais, integrando, criando e reconfigurando competências internas e externas para responder às mudanças ambientais.

 

Katthlenn Costa Tavares – Advogada. E-mail: katthlennctavares@gmail.com